quarta-feira, 7 de maio de 2008

Entrevista ao Portal3


Caro leitor: no último dia 2, o repórter Pedro Barbosa, do Portal3, me procurou para que eu concedesse uma entrevista sobre o MM. A idéia tinha partido dos meus amigos e ex-professores Miro Bacin e Thaís Furtado, diretores da Agência de Comunicação da Unisinos, que produz o Portal. O resultado ficou bacana. Por e-mail, eu e Pedro conversamos sobre o lançamento do MM, sobre o processo de construção do site, sobre os colunistas e as seções, sobre marketing e empreendedorismo. A matéria foi publicada na segunda-feira. Reproduzo um trecho aqui. O texto completo você pode conferir no link abaixo. Espero que goste. (Lucas Colombo)


Ex-aluno da Unisinos lança portal cultural
Pedro Barbosa - Estagiário de Jornalismo


O mercado de trabalho para o jornalista é muito amplo. Ele pode escolher dentre uma gama de possibilidades, podendo trabalhar em rádio, televisão, jornal, internet, ou assessoria de imprensa. Sem falar das inúmeras editorias possíveis. A maioria procura ingressar em veículos consagrados, buscando sempre um destaque na profissão.

Mas há aqueles que sonham com o próprio negócio. E melhor do que sonhar é realizar. Foi o que fez o ex-aluno da Unisinos, o jornalista Lucas Colombo, que se formou em 2006/2. Ele acaba de lançar o portal Mínimo Múltiplo. A estréia aconteceu no dia 25 de abril, na livraria Letras&Cia, em Porto Alegre.

O MM é um site focado no jornalismo cultural, com abordagem em cinema, literatura, música, teatro e, claro, um pouco de política. Com um conteúdo leve e atraente, dispõe de seções com crônicas, ensaios, reportagens e entrevistas, além da participação de colunistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A equipe do Portal3 conversou com Colombo. Confira:

Portal3: O que lhe levou a optar por um negócio próprio, ao invés da concorrência no mercado?
Colombo: Foi, acima de tudo, uma questão de gosto e a vontade de fazer as coisas do meu jeito. Já fui editor e colunista da Usina Pazza, site produzido pela Pazza Comunicazione, bastante elogiado e prestigiado. Foi uma bela experiência, gostei muito de trabalhar nele. Mas era hora de partir pra uma iniciativa própria, queria ter a experiência de lançar e dirigir um projeto no meu currículo também.
Sobre a concorrência no mercado, acho saudável e natural. Há bons jornais, revistas e sites por aí e pretendo um dia realizar alguma atividade nesses meios também.

Portal3: Como surgiu a idéia de criar o Mínimo Múltiplo?
Colombo:
A partir da admiração que eu tinha por outros projetos. É como um pintor que vê uma grande tela. Ele não sente vontade de copiar, mas, sim, de criar, fazer alguma coisa do seu jeito.
Uma grande referência para o Mínimo Múltiplo é o já extinto site NoMínimo (até no nome influenciou um pouco). Era o melhor site jornalístico brasileiro. Tinha vários colunistas escrevendo sobre tudo, desde política até meio-ambiente, mas sempre com um foco na cultura (como é o caso do MM). Infelizmente, o site foi desativado ano passado, mas segue como um bom exemplo.
Não me atreveria a dizer que eu quis 'preencher o vazio' deixado pelo NoMínimo, seria muita pretensão. Mas que influenciou, influenciou.
No MM, a proposta também é essa: teremos textos sobre vários assuntos, mas nosso foco maior é a cultura. Portanto, além de literatura, cinema, música etc., também produziremos sobre política, economia e comportamento. O importante é que o texto seja bem escrito e tenha boas idéias. Maturidade é uma palavra-chave.

Portal3: Conte um pouco sobre o processo de construção do site. Quanto tempo levou? Quem participou?
Colombo:
O processo levou alguns meses. Um site 'normal' pode ser feito em dias. Mas o MM era especial. Tudo tinha que ser o melhor possível. Para a elaboração do layout e programação do site, contratei uma empresa de Porto Alegre. Supervisionei o processo desde o início. Tinha reuniões semanais com o responsável pela criação. Levava uma lista de reivindicações e não saía até que todas fossem resolvidas.
Do ponto de vista editorial, a maioria das idéias é minha. Eu pensei no 'estilo' do MM, nas seções que ele teria e convidei os colunistas a participar. O site ainda está no início. A verdadeira 'cara' ele vai adquirir no decorrer de suas atividades, com os textos dos colunistas e colaboradores e com o feedback dos leitores.

Portal3: Na seção de colunistas, há parcerias com pessoas de Santa Catarina e São Paulo. Como elas ocorreram?
Colombo:
Todos os colunistas são pessoas que conheci por meio do meu trabalho.
Além do Leandro Schallenberger - que se formou comigo na Unisinos -, de POA, também escrevem no MM a Deise Martins, de São Paulo, e a Vássia Silveira, de Florianópolis. As duas são jornalistas. Conheci ambas por meio do trabalho na Usina Pazza.

Portal3: A seção de entrevistas traça um perfil da pessoa, passando por indagações sobre a profissão e outras coisas. Que perfil de personalidades estarão em pautas futuras? Vai centrar no meio cultural ou vai atingir o meio político também?
Colombo:
Tenho muito apreço pela seção de Entrevistas e pretendo, sim, conversar com figuras do mundo político e de outros 'mundos' também: ciências, jornalismo. Se o entrevistado tiver o que dizer, não importa de que área ele seja. Difícil será conseguir, no Brasil, um político com algo substancial para dizer.
Eu gosto de política nacional e internacional e pretendo lançar umas faíscas, no já quente, cenário político brasileiro. A idéia é que sejamos bem críticos em relação ao governo e aos políticos em geral.

Matéria completa aqui.


Nenhum comentário: