segunda-feira, 14 de julho de 2008

Hoje...


1. ...o site da New Yorker exibiu a capa da edição da revista que começará a circular no dia 21: uma caricatura de Barack Obama, vestido de muçulmano, e da sua mulher, Michelle, portando um fuzil. A imagem também mostra uma bandeira dos EUA queimando na lareira, sob um retrato de outro muçulmano (Bin Laden?). A polêmica, é claro, já se instaurou. Um porta-voz de Obama afirmou que a equipe do candidato achou a imagem "ofensiva e sem graça". Já a New Yorker, que é de tendência liberal e apoiou os democratas nas últimas eleições, declarou que a matéria "The politics of fear" usa a caricatura de Obama para satirizar a imagem preconceituosa e negativa que os opositores do candidato, filho de muçulmano, propagandeiam. Eis a capa:



2. ...seria o aniversário de 90 anos de Ingmar Bergman, o mestre do cinema que morreu ano passado. A editora Letras Brasileiras está lançando, em nova tradução, o roteiro de "Cenas de um Casamento", minissérie em seis capítulos que Bergman dirigiu para a TV sueca em 1973 e, depois, condensou para lançamento nos cinemas. Maior sucesso de público da carreira do diretor, "Cenas de um Casamento" foi protagonizado por dois dos atores preferidos de Bergman, Liv Ullmann e Erland Josephson. Eles vivem Marianne e Johan, casal aparentemente feliz que se separa bruscamente - não sem antes, como em todo bom Bergman, despejarem litros de ressentimentos um sobre o outro. Veja trecho no Youtube:




3. ...o suposto braço direito de Daniel Dantas, que estava foragido, se entregou à Polícia Federal em São Paulo. Humberto Braz é acusado de tentar subornar policiais para que retirassem o nome de Dantas das investigações.

Falando no banqueiro, estou inclinado a reforçar o pedido da Veja desta semana: "Fala, Dantas!".

(Lucas Colombo)

Nenhum comentário: