terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Retrato do presidente quando jovem



Sabem quem é o garoto aí de cima? É ele mesmo: Barack Obama, o, agora, presidente dos Estados Unidos, aos 18 anos. A foto é de 1980 e foi tirada pela então aspirante à fotógrafa Lisa Jack, na Occidental College, em Los Angeles. Lisa estava visitando a escola preparatória e perguntou ao calouro Barry se ele topava posar para umas fotos em preto-e-branco que ela gostaria de adicionar ao seu portfólio. Barry, talvez já pensando que um dia seria o homem mais poderoso do mundo, topou. Lisa tirou um rolo inteiro de filme e depois o esqueceu. Encontrou os negativos quando Obama já estava disputando a Casa Branca e guardou-os num cofre, para que uma eventual publicação das fotos não prejudicasse a campanha do democrata. Com a vitória em novembro, então, Lisa finalmente sentiu-se livre para divulgar as imagens. A revista Time publicou uma parte do ensaio em dezembro último. Veja aqui.

Hoje psicóloga, Lisa encontrou Obama apenas mais algumas vezes no período em que foram estudantes. Em 2005, porém, ela viu o então senador nas redondezas do Capitólio (o Congresso americano), em Washington. Disse olá e... foi reconhecida. "Ele sabia exatamente quem eu era depois de todo esse tempo", comenta Lisa, em seu relato para a Time. Nas fotos, Obama aparece descontraído, de chapéu e, para horror dos politicamente corretos, com um cigarro na mão (o presidente fuma até hoje e já afirmou que consumiu maconha na juventude). Segundo Lisa, ele começou a sessão de fotos um pouco retraído, apenas 'posando' para a câmera. Com o tempo, no entanto, foi se soltando. "Ele já era muito carismático", diz Lisa. E é este carismático e brilhante político que se torna hoje, 20 de janeiro de 2009, o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos.

E o MM segue de férias. Esta foi uma excepcional interrupção em nosso descanso, em virtude de um fato também excepcional. Voltaremos em breve.
Stay tuned.

(Lucas Colombo)

Nenhum comentário: