segunda-feira, 19 de maio de 2008

Impressões bienais


A 6ª Bienal do Mercosul marcou o calendário artístico-cultural de 2007 em Porto Alegre. Durou de 1º de setembro a 18 de novembro. Ficaram as fotos.

Esses são alguns registros do evento que atualizou o público porto-alegrense com a arte contemporânea. Relembre.


Instalação “O ar mais próximo”, do carioca Waltércio Caldas. Oito fios de lã coloridos, dependurados desde o teto, alterando a percepção que se tinha da sala branca. Uma “intervenção mínima, mas não indiferente, no ambiente”, segundo o próprio Waltércio.


“Cubo de nylon”: instalação do venezuelano Jesús Rafael Soto (1923 - 2005), com fios esticados, compondo um retângulo.


Detalhe da pintura “Una vez, cada vez, todas las veces II”, da chilena Magdalena Atria, feita com massinha de modelar. A artista cobriu a parede branca com grandes manchas coloridas, gerando um efeito quase psicodélico.


Detalhe de “Oh, aqueles espelhos com memória”, série do norte-americano Dario Robleto. Vários textos impressos na parede perguntavam: a descrição de uma ação ou de um objeto é suficiente para torná-lo uma obra de arte?


Uma das obras mais celebradas da Bienal: “Marulho”, do carioca Cildo Meireles (desculpe, Paulo Francis...). A instalação simulava um mar (ou um rio? ou um lago?) com fotografias de revistas. As revistas eram como pinceladas, e o vinco entre as páginas sugeria a ondulação.


Mickey, Minnie e, sobre todos, onipotente, o Superman: detalhe da instalação “A lot(e)”, do paulista Nelson Leirner, em que ele ironiza o ‘poder’ da cultura popular dos EUA.


Exposição monográfica do argentino Jorge Macchi, no Santander Cultural: a instalação “Fontana” trazia bacias coloridas, suspensas umas sobre as outras, com apenas um foco de luz descendo desde o teto. Assim, somente a borda da bacia de baixo aparecia. A impressão era de que aros coloridos flutuavam no breu.


Bastante enxuta, a Bienal de 2007 foi, talvez por isso mesmo, uma das mais densas e interessantes. Menos obras = menos espetáculo = mais reflexão. Que venha a 7ª edição. Já estou esperando.

(Texto e fotos: Lucas Colombo)

Nenhum comentário: