segunda-feira, 23 de junho de 2008

Mostra "Rastros e Sombras", de Emerson Machado



O MM recomenda: no próximo dia 25, quarta-feira, no Serviço de Memória Cultural do Hospital Psiquiátrico São Pedro (Bento Gonçalves, 2460, Porto Alegre/RS), será aberta a mostra fotográfica "Rastros e Sombras - Olhares sobre a Arquitetura do Hospital Psiquiátrico São Pedro", de autoria de Emerson Machado. O fotógrafo - colaborador do MM e autor do ensaio "Sonoridades", publicado na seção Enquadramentos - expõe as imagens que captou para um trabalho da disciplina de Projeto Experimental em Fotografia, do curso de Jornalismo da Unisinos, sob orientação da prof. Jacqueline Joner. São 25 fotos de 30x40cm, fixadas em biombos do próprio Hospital, dispostos no corredor do Serviço de Memória Cultural.

Em setembro de 2007, Emerson realizou a pesquisa e o reconhecimento do local e, em outubro, captou 750 imagens. No mês de novembro, editou o material obtido e, então, selecionou as 25 fotos que comporiam o portfolio final de apresentação. "As fotografias buscam fazer uma releitura no espaço arquitetônico em sua amplitude, com planos abertos, de conjunto, ou de portas, janelas e detalhes. Todas seguem uma linguagem, um conceito. O azul e o preto dominam os tons das fotos, o que traz um olhar autoral para o trabalho", comenta Emerson, que fotografa há três anos. Com a exposição - a sua primeira individual -, ele também pretende gerar reflexões sobre a loucura e sobre o que pode ser feito para melhorar a situação de quem precisa de tratamento psiquiátrico.

"Rastros e Sombras" ocorre de 25 de junho a 25 de julho, com visitação de segundas a sextas, das 9h às 12h. A entrada é franca.

Nenhum comentário: