terça-feira, 21 de outubro de 2008

Grandes Momentos em Debates Eleitorais Brasileiros - II


Nesta última semana de campanha do segundo turno, vamos a mais um episódio da série que se dispõe a relembrar os momentos históricos dos debates eleitorais brasileiros. Históricos, é bom frisar, pelo caráter tragicômico. Ao assistir aos candidatos digladiando-se e tirando sarro uns dos outros, em vez de discutir propostas, é preciso, como naquele samba cantado por Cartola, rir pra não chorar.

Este vídeo é uma edição, exibida no extinto telejornal TJ Brasil, do último debate entre os candidatos a Presidência da República, em 1989, promovido pelo SBT. Os momentos burlescos são vários:

1. O candidato Lula 'explica' aos telespectadores por que o candidato Paulo Maluf fala tanto em competência: "Porque ele compete, compete, compete, e nunca ganha."

2. Maluf comenta que Sílvio Santos, dono do SBT que tivera sua candidatura a presidente impugnada, poderá fazer parte da sua equipe, se ele for eleito. "Isso não passa de demagogia", reage Leonel Brizola. "Puxando o saco do senhor Silvio Santos aqui na televisão".

3. Mário Covas, numa referência à famosa frase "Estupra, mas não mata", cunhada por Maluf naquele ano, diz que o candidato "manifesta preocupação pela agravante 'morte' nos crimes": "Acho pertinente. Recentemente, ele falou a respeito. Estupro com crime é uma coisa muito desagradável. Ainda sem crime, ok. Mas com crime...", ironiza Covas. "Virou cínico, é?", rebate Maluf.




Divirtam-se com nossos políticos, leitores. E até o próximo episódio.

(Lucas Colombo)

Nenhum comentário: