sexta-feira, 2 de julho de 2010

"Blog x Twitter" no Palavra Composta



O último - e bacana - Palavra Composta de junho, realizado terça-feira, discutiu a situação dos blogs, que, conforme alguns especialistas, estariam em
"agonia" frente ao advento do Twitter, do Facebook e de outras redes sociais. O editor e colunista do MM, Lucas Colombo, mediador dos encontros, recebeu para a conversa na Letras&Cia. o jornalista e tecnologista Bruno Galera, do brunogalera.com e do @bgalera, e a advogada Patrícia ("Ticcia") Antoniete Ferreira, do ticcia.com, do naodiscuto.com e do @ticcia.

Para iniciar o debate, Lucas não pôde deixar de perguntar se Bruno e Ticcia haviam aderido ao "Cala boca, Galvão", a recente 'campanha' de twitteiros contra o narrador Galvão Bueno, da TV Globo. A resposta foi negativa, mas ambos concordaram que, mesmo já tomado de certo folclore, o fenômeno representou a capacidade da internet de dar voz a qualquer indivíduo que deseje se manifestar, do modo que quiser. Especificamente sobre o twitter, ainda, disseram achar exagerada a opinião do (muitas vezes, prolixo) escritor recentemente falecido José Saramago, citada por Lucas, segundo a qual o microblog reflete "a tendência ao monossílabo" contemporânea. Ter apenas 140 caracteres não quer dizer que a mensagem não tem conteúdo - foi ponto pacífico na mesa.

Lucas lançou à discussão, também, uma análise do prof. Silvio Meira, blogueiro do Terra Magazine, para quem os blogs estariam "morrendo" porque não se tornaram o que prometiam, um espaço de reverberação e de abordagem de informações diferente da mídia 'tradicional', e viraram só "mais uma" plataforma, comentada apenas por amigos do dono. Bruno e Ticcia afirmaram que desconhecidos comentam mais seus posts do que amigos - e que, inclusive, já fizeram amizades por meio de seus blogs. Eles concordaram com o mediador que é muito simplista pensar que blogs sofrerão atrofia pelo simples fato de que se disseminaram: blogueiro que investe tempo e inteligência na sua página consegue leitores. Abrir um blog só por abrir, sem uma proposta ou sem ter de fato algo a dizer, é perda de tempo. Os convidados reconheceram, porém, que têm hoje dedicado mais atenção ao twitter do que ao blog. Ticcia fazia vários posts por dia e agora faz, em média, dois por semana, e Bruno simplesmente deixou de atualizar sua página, segundo ele por causa, sim, do twitter, no qual disse poder fazer o mesmo que fazia no blog, mas sem "enrolar". Ele, contudo, falou que espera o dia em que palavras como "blog", "twitter" e "internet" deixem de existir e que tudo vá convergindo numa coisa só.


Também foi consenso na mesa que blog, hoje em dia, não é mais somente um "diário", uma página pessoal do autor: é uma mídia
estabelecida, profissionalizada, que demanda tempo e trabalho. Para manter um, é preciso "sentar e escrever", diferentemente do twitter, empregado de forma mais espontânea e descompromissada. Conforme o mediador e os convidados, o "pensar em voz alta", por muitos considerada a definição de blogar, está migrando para o twitter. Manter um blog não é fácil, e é para quem pretende fazer um exercício mais elaborado, mais aprofundado.

Sobre blogs que, na visão da jornalista Lúcia Guimarães, servem apenas como um "trenzinho elétrico do ego", por publicarem "relatos de viagens" e fotos de "animais de estimação" do autor, Ticcia declarou não ver problema nisso. Lembrou que, no seu blog, aborda desde "a morte do Saramago" até "a cor do esmalte" que está usando, e que cabe ao visitante selecionar o que deseja ler. Lucas e Bruno enfatizaram essa questão do discernimento do leitor.

No final, antes de responderem a algumas perguntas da plateia, mediador e convidados trataram, rapidamente, da intenção dos candidatos à presidência do Brasil, nas eleições deste ano, de emular uma das estratégias da campanha de Barack Obama nos EUA (ou "mal emular", como falou Ticcia) e marcar presença em blogs, no twitter, no Facebook e no Orkut. Lucas afirmou não acreditar que isso dará certo no Brasil, no que foi apoiado por Ticcia e Bruno. Este, aliás, comentou que tal estratégia foi bem-sucedida com Obama porque ele é "nerd" e entendeu os recursos e o alcance da web, usando-a a seu favor. Ticcia concordou que José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva não parecem à vontade nesse meio e que podem até ser vítimas dele, ao postarem uma frase dúbia, por exemplo.

O debate foi coberto em tempo real no twitter do blog JornalismoB.


A próxima semana, claro, é de Nomes & Obras, e o convidado será um escritor que
Bruno, inclusive, conhece bem: Daniel Galera, seu irmão. Autor de "Mãos de Cavalo" e "Cordilheira", ele apresentará seu novo trabalho, a HQ "Cachalote", e conversará com a plateia sobre prosa de ficção e traduções literárias. O encontro, excepcionalmente, ocorrerá na segunda-feira, dia 5, às 18h. Não percam.


Serviço
Palavra Composta e Nomes & Obras
Quando: toda terça-feira, de junho a setembro, às 18h
Onde: livraria Letras&Cia. (Osvaldo Aranha, 444, Porto Alegre)
Realização: MínimoMúltiplo.com e Letras&Cia.
Entrada e estacionamento (Osvaldo Aranha, 420) gratuitos

Nenhum comentário: