segunda-feira, 4 de abril de 2011

Top Five


A convite do blog da livraria Letras&Cia., nossa parceira nos projetos Nomes & Obras e Palavra Composta - que, SIM, voltarão em 2011 -, listei cinco blogs/sites de jornalismo cultural que recomendo. Reproduzo a colaboração aqui. O Blog da Letras, é claro, linka para nós. Confiram. (Lucas Colombo)


1. Blog do Daniel Piza

Piza é um dos meus mestres no jornalismo cultural. Atualmente colunista de cultura do Estadão, passou ainda pela Folha de S.Paulo, pela revista Bravo! (nos seus bons tempos) e foi diretor do Caderno Fim de Semana, da Gazeta Mercantil, uma das mais marcantes experiências de jornalismo cultural da imprensa brasileira. É autor de “Jornalismo Cultural”, obra de referência no assunto, de “Machado de Assis – Um Gênio Brasileiro”, biografia do nosso maior escritor, e do livro-reportagem “Amazônia de Euclides”. Versátil, no blog discute literatura, cinema, música, ciência e também futebol e política, mas sempre com um enfoque cultural. Oferece análises densas e originais, sem concessões ao senso comum ou ao politicamente correto. É contundente sem perder a elegância. Sabe bem o que faz.

2. Paulo Francis, o contundente crítico cultural

Outro de meus mestres é Francis – que, aliás, foi amigo e incentivador do Piza. Morto em 1997, Francis é gênio para uns, e apenas um reacionário para outros. Certo, porém, é que ninguém passa incólume por uma leitura de seus textos. Membro do grupo-fundador de O Pasquim, semanário que, em plena ditadura militar, inovou a imprensa brasileira com sua mistura de humor, crítica ácida e linguagem coloquial, Francis depois assinou a coluna Diário da Corte, na Folha, n'O Globo e no Estadão, escrita de Nova York, onde passou a viver nos anos 1970. São excertos da coluna que este site carrega – muitos também disponíveis no livro “Waaal – o dicionário da corte de Paulo Francis”, organizado por Piza. Provocatório, dono de forte capacidade polêmica, Francis transmitia sua vasta bagagem cultural por meio de uma linguagem solta, direta e irônica. Comentava literatura, cinema, teatro, pintura, música e política sempre com muita energia. “A glória da imprensa foi feita por gente com opiniões fortes e inconformistas”, escreveu. That's all.

3. Millôr Online

Colega de Francis no Pasquim (e grande amigo dele), Millôr, além de jornalista de grande importância na imprensa brasileira do século 20, é ainda escritor, tradutor, cartunista, dramaturgo e humorista – um verdadeiro talento múltiplo. Este site reúne muitos de seus escritos: resenhas, crônicas, hai-kais, textos de humor. Várias de suas charges e cartoons também estão ali, assim como reproduções da coluna Pif-Paf, que manteve por anos na revista O Cruzeiro. Os textos de algumas de suas peças estão disponíveis para download. Na seção Daily Míllor, não deixe de ler "O 'outro lado' de Dom Casmurro", sua análise original do clássico. Millôr não gosta de Machado de Assis – mas está perdoado. Autor de insuperáveis aforismos, publica muitos deles em seu twitter (@millorfernandes), no momento gerenciado pela equipe do site, já que o grande titular se recupera de um problema de saúde.

4. Todoprosa

Ex-correspondente internacional, Sérgio Rodrigues foi editor e colunista do NoMínimo, para mim o melhor site jornalístico já feito no país, encerrado em 2007. Nele, veiculava a coluna Todoprosa, sobre livros. Com o fim do NoMínimo, levou-a para o portal iG e, finalmente, para o site da revista Veja. Sérgio é um arguto crítico e escreve com graça e apuro. A seção Sobre Palavras, em que disseca a origem de expressões e vocábulos, também se lê com prazer. O blogueiro, ainda, é bom ficcionista – seus “Sobrescritos” são contos breves mas certeiros sobre o mundo literário, com humor e ironia na medida.

5. The New Yorker

Site da revista americana, simplesmente a melhor do mundo. Fundada em 1925, a New Yorker é referência de elegância, contundência e fino humor, com pautas instigantes e textos muito bem escritos. O jornalismo cultural é o foco, mas a revista, ao lado de críticas e ensaios sobre livros, filmes, música e comportamento, também publica grandes reportagens. Foi a New Yorker, inclusive, que impulsionou o “jornalismo literário” de John Hersey, Lilian Ross e Truman Capote. Igualmente, veicula ficção, e revelou grandes escritores como J.D. Salinger, John Cheever, John Updike. Woody Allen colabora. O site reproduz matérias das edições, divulga ensaios fotográficos e hospeda blogs e podcasts da equipe. Os famosos cartoons da revista também estão lá.

Dica Bônus: Robert Hughes

Os artigos de Robert Hughes, crítico de arte da imprensa americana, são excelentes as well. Ele não tem site ou blog, mas a série de TV “American Visions” (“Visões da América”), em que passeia pelas artes visuais americanas, pode ser vista em partes clicando aqui.

Um comentário:

Priscila Dias disse...

Excelentes dicas! Quem acompanha o Mínimo Múltiplo já viu esse pessoal passar por aqui...;-)